Canal de Denúncias
O nosso Canal de Denúncias é uma ferramenta segura e confidencial, disponível para colaboradores, parceiros e qualquer pessoa que identifique práticas irregulares ou que violem os princípios e valores da empresa.
As denúncias podem ser feitas de forma anónima, assegurando a proteção e o respeito pela privacidade de quem se manifesta. Todas as ocorrências serão tratadas com seriedade e rigor, com o objetivo de apurar os factos e corrigir eventuais situações.
A sua colaboração é essencial para mantermos um ambiente de trabalho ético, justo e em conformidade com os padrões legais e institucionais.
O canal de denúncias não deve ser utilizado para apresentar reclamações sobre os serviços disponibilizados pela LEADER no âmbito da sua atividade. Para esse efeito deve ser utilizada a área "Pedido de contacto". Para outras situações pode ainda utilizar os contactos disponíveis na página Contactos. Nos casos em que a comunicação efetuada não consubstancie uma denúncia, a informação reportada será objeto de arquivamento no canal de denúncias, dando-se conhecimento de tal facto ao denunciante.
As denúncias efetuadas através deste canal devem ter por base uma atitude de boa-fé, devendo ser plausíveis e devidamente fundamentadas. O registo de qualquer informação de forma abusiva pode implicar procedimento disciplinar, contraordenacional ou judicial para o denunciante.
Exemplos:
- Desconfio de uma violação de direito de concorrência.
- Sinto-me discriminado ou assediado.
- Desconfio de subornos.
- É uma questão de saúde e segurança.
Como proceder?
- Se possível, fale com a pessoa envolvida.
- Fale com o diretor de Recursos Humanos.
- Se estas opções parecem ineficazes, pode submeter uma denúncia através deste PORTAL